Ecologicamente correto

Apresentamos nosso compromisso em direção aos objetivos da auto-suficiência e em direção a um negócio que depende fundamentalmente de sustentabilidade.

Nós não só produzimos uma das nossas principais matérias-primas, a madeira, mas como também a manejamos com a ajuda da natureza e necessitamos ser sustentáveis para balancear de forma harmônica nossos objetivos de negócios, nossa habilidade técnica para produzir madeira e manter uma fonte infinita de matéria-prima com o mínimo de impacto ao ambiente; quanto a utilização da argila, outra importante fonte de matéria-prima para a realização de nossas atividades, estamos reduzindo seu uso, evitando desperdício e reutilizando quando necessário, em caso de eventual perda de produção. Este é nosso compromisso como empresa e de todos os funcionários da Cerâmica Santana.

Créditos de Carbono

Nossos produtos são queimados com madeiras oriundas de produção, exclusivamente a partir de plantios auto-sustentáveis e renováveis de eucalipto, implantados em meio às áreas de conservação natural, reserva legal e preservação permanente.

As florestas plantadas também protegem o solo da erosão e ajudam a reduzir o efeito estufa, já que seqüestram uma grande quantidade de CO² da atmosfera.

Nas atividades mineradoras, onde as argilas são extraídas, possuímos projetos de recuperação e monitoramento, através da execução do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada). Parte do projeto consiste em plantar mudas de árvores para recomposição e reflorestamento de espécies nativas, bem como o plantio de árvores exóticas como o eucalipto, utilizado como material energético na queima dos produtos cerâmicos.

Sustentabilidade

A Cerâmica Santana tende a recuperar, em suas plantações de eucalipto, uma quantidade de carbono bem maior do que o volume das suas emissões, que abrange todo o processo produtivo.

O balanço de carbono compreende a diferença entre o volume dos gases de efeito estufa gerada nas operações industriais e o volume de dióxido de carbono que as florestas de eucalipto removem da atmosfera. Empresas que equalizam esse volume zeram a chamada pegada ecológica (footprint).

Redução de Consumo Energético

Construção de novos modelos de Fornos, além da auto-suficiência em material energético, temos como meta a redução do consumo do mesmo, com a construção de um novo forno utilizado para assar os produtos cerâmicos, em que reduziremos em 60% o consumo de lenha, e tendo outra vantagem importantíssima, a melhoria da eficiência no processo de queima.

Projeto Apicultura

A Cerâmica Santana possui um acordo de cooperação com a Casa do Mel, na zona rural do Limoeiro, Alagoinhas/Ba. Por meio deste, liberamos áreas de reserva legal, preservação permanente e áreas de reflorestamento de eucaliptos aos apicultores das comunidades locais para estes instalarem colméias e fornecer seus produtos à Casa do Mel, com o intuito de beneficiar diversas famílias, gerando emprego e renda às comunidades.